Skip links
Respondendo as perguntas sobre o DIU

Respondendo perguntas sobre o DIU

DIU ou Dispositivo Intrauterino é um dos vários métodos contraceptivos e vem ganhando muitas adeptas nos últimos anos, mas ainda gera muitas dúvidas. Neste artigo, iremos sanar as principais delas:

O que é um DIU?
O DIU é um pequeno dispositivo colocado no útero para evitar a gravidez. É de longo prazo, reversível e um dos métodos de controle de natalidade mais eficazes que existem.

Como funcionam os DIUs?
Tanto o DIU de cobre quanto o DIU hormonal evitam a gravidez, alterando a maneira como os espermatozoides se movem para que não cheguem ao óvulo. Se o esperma não consegue chegar ao óvulo, a gravidez não pode acontecer.

O DIU de cobre/prata previne a gravidez impedindo os espermatozoides de chegarem até o óvulo, alterando as condições dentro do útero.

Os DIUs hormonais previnem a gravidez de duas maneiras:
1) eles engrossam o muco que vive no colo do útero, que bloqueia e aprisiona os espermatozoides, e
2) os hormônios também impedem que os óvulos saiam de seus ovários (processo chamado de ovulação), o que significa que não há óvulo para o espermatozoide fertilizar.

Uma das coisas incríveis sobre os DIUs é que eles duram anos – mas não são permanentes. Se você decidir engravidar ou simplesmente não quiser mais seu DIU, sua enfermeira ou médico pode retirá-lo de forma rápida e fácil. Você pode engravidar logo após a remoção do DIU.

Qual a eficácia do DIU?
O DIU é um dos melhores métodos anticoncepcionais que existem, tendo sua eficácia reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A eficácia do DIU de cobre é de 99,2% a 99,4%, e esse índice sobe para 99,8% no DIU hormonal.

Os DIUs são tão eficazes porque não existe chance de se cometer um erro. Anticoncepcionais são eficazes, mas depende do seu uso correto: tomar as pílulas no mesmo horário, sem esquecer nenhuma dose. O mesmo ocorre com os preservativos: precisam ser usados corretamente, do contrário, sua eficácia diminui. Todavia lembrando que o preservativo é o único método que previne doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Quais são os benefícios dos DIUs?

A parte de evitarem a gravidez indesejada, os DIUs são muito cômodos. Depois de colocado você mal precisa pensar sobre ele – ele funciona até que expire ou um profissional o retire. Isso significa que não há visitas à farmácia, pílula para tomar, nada que você tenha que fazer antes do sexo para evitar a gravidez. Além disso, você estará protegida contra a gravidez por 3 a 10 anos, dependendo do tipo que escolher.

Os DIUs são reversíveis. Se decidir que deseja engravidar, você pode removê-lo a qualquer momento. Eles não afetam sua fertilidade nem dificultam engravidar no futuro.

Os DIUs podem melhorar a menstruação e reduzir as cólicas, sobretudo os hormonais. Eles são uma opção para ajudar a tratar pessoas que sofrem de cólicas severas, menstruações intensas e anemia.

Já o de cobre/prata não contém hormônios. Felizmente, ele é super eficaz na prevenção da gravidez. É uma boa opção para algumas pessoas que não podem usar métodos com hormônios por causa de problemas médicos.

Quais as desvantagens?

Algumas pessoas apresentam efeitos colaterais negativos. DIU hormonal e DIU de cobre (não hormonal) têm efeitos colaterais diferentes, que provavelmente irão diminuir após cerca de 3-6 meses, uma vez que seu corpo se acostume com o DIU. Se você ainda estiver sentindo dor ou outros efeitos colaterais que o incomodam depois de um tempo, ou se seus efeitos colaterais forem muito graves, converse com sua enfermeira ou médico.

DIUs não protegem contra DSTs. Embora sejam uma das melhores maneiras de prevenir a gravidez, eles não protegem contra infecções sexualmente transmissíveis. Portanto, a única coisa a fazer é usar preservativos aliados com o DIU.

O processo de colocação do DIU pode ser doloroso para algumas mulheres, mas a dor não dura muito. Geralmente parecem fortes cólicas menstruais. A boa notícia é que é muito rápido. Se você está preocupado com a dor, pergunte para o seu médico sobre medicamentos ou outras maneiras de ajudar a aliviá-la quando você marcar sua consulta.

Como funciona a remoção do DIU?

Tirar o DIU é muito rápido e simples. Um profissional de saúde puxa suavemente o fio e os braços do DIU se dobram e ele desliza para fora. Você pode sentir cólicas por um minuto quando ele sair.

Há uma pequena chance do seu DIU não sair facilmente. Se isso acontecer, seu médico pode usar instrumentos especiais para removê-lo. Muito raramente, a cirurgia pode ser necessária.

Quando devo remover meu DIU?
Você pode pedir para retirar seu DIU sempre que julgar necessário. Se o seu DIU vai expirar, mas você ainda não quer engravidar, você terá que substituí-lo e isso deve acontecer de acordo com o tipo de DIU utilizado.

Ficou com mais alguma dúvida? Então agende sua consulta com um dos profissionais da Saúde SPA.

Leave a comment

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?