Não é por qualquer motivo que os alinhadores invisíveis, mais conhecidos como Invisalign (uma das marcas fabricantes), conquistou o mundo e é o preferido dos pacientes: ele é um método para correção do sorriso mais eficaz e menos invasivo do que os tratamentos tradicionais.

Os aparelhos ortodônticos convencionais, além de serem mais incômodos para algumas pessoas, aparecem muito no sorriso e geram desconforto. Já os alinhadores sequenciais são feitos sob medida para a arcada de cada paciente.

O tratamento com o alinhador invisível é previsível, não interfere na rotina e ainda corrige o sorriso com mais agilidade. Isso, é claro, depende da disciplina para uso do aparelho.

Em se tratando da movimentação da dentição, o processo é exatamente o mesmo feito pelo aparelho fixo metálico tradicional, porém a captação da arcada dentária do paciente é feita em minutos, descartando o método mais antigo de fazer molde, enviar para o protético, montar o aparelho na dentição do paciente, ajustar, etc.

Além disso, o alinhador invisível apresenta índice mínimo de erros no molde dos alinhadores. O paciente consegue saber exatamente quantos alinhadores serão necessários para o seu tratamento ortodôntico e como ficará seu sorriso após a finalização.

Outra diferença são as consultas para manutenção, que são raras. O paciente recebe um kit de alinhadores para serem trocados em casa, com um intervalo de 1 a 2 semanas. Enquanto os aparelhos tradicionais quebram, os braquetes se soltam e os fios por vezes machucam a boca.

Pacientes com implantes dentários podem fazer o tratamento com alinhador. O ortodontista precisará fazer apenas uma adequação para que não haja pressão nas áreas com implante, pois este não pode ser movimentado.

Entretanto, os alinhadores não são milagrosos. Para surtirem o efeito prometido, é recomendado que o paciente utilize o alinhador por 22 horas ao dia, retirando apenas para realizar sua alimentação e higienização.

Hoje existem várias marcas de alinhadores no mercado. É importante ressaltar que a consulta com seu ortodontista de confiança é imprescindível para avaliar a oclusão e para a indicação do melhor tipo de alinhador para o seu caso.

💬 Precisa de ajuda?
Escanear o código