Quando se fala em substituir dentes perdidos, surge a dúvida sobre qual a diferença entre o implante e a prótese. Neste post, você vai descobrir as diferenças, vantagens e desvantagens de cada um destes procedimentos.

O que é o implante dentário?

O implante é uma estrutura de metal de baixa rejeição, geralmente feito de titânio, que é fixada na mandíbula do paciente. Serve para substituir o dente desde a raíz e, para que isso ocorra, é realizado um procedimento cirúrgico dividido em etapas.

Primeiro, é feita a fixação do pino, depois é instalado o parafuso que irá acomodar a prótese final, normalmente feita de resina ou porcelana.

O que é a prótese dentária?

Existem dois tipos de prótese, a fixa e a móvel – a famosa dentadura. A prótese fixa é, geralmente, usada por pessoas que perderam alguns dentes, enquanto que a prótese móvel é mais destinada para substituir a arcada dentária completa.

Qual a diferença entre o implante e a prótese?

Ambos os procedimentos visam reabilitar a função oral do paciente, melhorando a saúde e a autoestima. Para implementar a prótese fixa, o paciente necessita ter alguns dentes, pois estes servem de base para a prótese.

Já o implante pode ser realizado para substituir todos os dentes, mas é preciso que o paciente tenha quantidade suficiente de osso para que o pino possa ser fixado.

A prótese móvel, por outro lado, não apresenta as mesmas limitações justamente por ser removível.

Quais as vantagens e desvantagens do implante?

Por ser totalmente fixo, o implante oferece muito mais segurança e conforto durante a mastigação e a fala. A questão estética também é um ponto positivo, pois o implante se assemelha muito ao dente natural. Também é mais durável do que a prótese; se bem cuidado, com visitas regulares ao dentista e boa higiene bucal, pode durar décadas.

Devido ao material e necessitar de intervenção cirúrgica, o implante dentário tem valor mais alto do que a prótese. Porém, por ser resistente e confortável, muitos pacientes ainda optam por esse procedimento.

Quais as vantagens e desvantagens da prótese?

A maior vantagem da prótese é o baixo custo, comparado ao implante, sobretudo, a prótese móvel. Por outro lado, a prótese não dura tanto, precisando ser substituída com maior frequência.

A prótese fixa também pode exigir que o dentista desgaste algum dente saudável para melhor acomodá-la. E a prótese móvel também desgasta com mais rapidez, além de ser o procedimento que menos oferece segurança e conforto durante a mastigação e a fala.

Qual é o melhor: prótese ou implante?

Ambos os procedimentos trazem benefícios para o paciente e cumprem o objetivo de substituir dentes perdidos. Mas alguns pontos devem ser considerados na escolha de um deles, como estilo de vida e a saúde do paciente. Diabéticos ou pessoas com problemas bucais, como a periodontite, podem não poder fazer um ou outro procedimento.

Quem irá avaliar a melhor opção para o paciente é o dentista a partir de uma série de exames feitos antes de qualquer procedimento.

Na Saúdespa, você conta com profissionais altamente capacitados que oferecem tratamentos e procedimentos seguros, com materiais da melhor qualidade e atendimento personalizado.

💬 Precisa de ajuda?
Escanear o código