Os problemas bucais mais comuns que levam as pessoas ao consultório do dentista podem ser evitados com cuidados simples. As bactérias são as principais causas desses problemas e, se não tratados, podem ocasionar graves prejuízos à saúde bucal.

Veja abaixo os principais problemas bucais e como evitá-los:

Placa bacteriana

Os restos de alimentos que ficam entre os dentes e gengiva são o alimento perfeito para as bactérias se proliferarem, formando a placa bacteriana. Esse problema atinge a superfície do dente, deixando-o mais suscetível a cáries e outras doenças.

O acúmulo de placa bacteriana é evitado com a escovação correta dos dentes, o uso diário do fio dental e visitas regulares ao dentista.

Tártaro

Sem a higiene correta dos dentes, a placa bacteriana pode evoluir para o tártaro, placa mais resistente. Além de afetar a estética dos dentes, o tártaro é perigoso, pois pode levar a perda dos tecidos que sustentam os dentes.

A única forma de remover o tártaro é com a limpeza realizada no consultório do dentista, uma vez que a escovação não consegue fazer a higiene necessária para eliminar o problema.

Periodontite

A doença periodontal pode levar à perda dentária e ocorre em decorrência da gengivite, doença inflamatória caracterizada pelo inchaço, sangramento e vermelhidão das gengivas.

Para evitar a gengivite e a doença periodontal, é preciso escovar bem os dentes, mas com cuidado para não lesionar e retrair as gengivas. Usar fio dental diariamente também é fundamental, assim como fazer visitas regulares ao dentista.

Cárie

Doença bucal mais comum no mundo, a cárie pode afetar todas as pessoas, da infância até a terceira idade. As bactérias se alimentam dos resquícios de comida que ficam entre os dentes mal higienizados. Nesse processo, as bactérias produzem ácidos que corroem o esmalte do dente. Se não tratada, a cárie pode ocasionar a perda do dente afetado.

Assim como as demais doenças citadas acima, a cárie pode ser prevenida com a escovação correta dos dentes, uso do fio dental e consultas regulares com o dentista. O profissional irá avaliar a saúde bucal e, se detectado algum problema, iniciar o tratamento adequado.

Conheça também 10 mitos e verdades sobre saúde bucal

A equipe de dentistas experientes da Saúdespa conta com infraestrutura e tecnologia para cuidar de você e da sua saúde bucal.

💬 Precisa de ajuda?
Escanear o código